O Instituto Suanê foi fundado em junho de 2021, por iniciativa da família da artista, com o objetivo de preservar, catalogar, pesquisar e difundir o acervo de Suanê, nascida Lúcia de Barros Carvalho (1922-2020).

O acervo catalogou nesse período cerca de 600 obras da artista, entre desenhos, pinturas à óleo e têmpera, além de seu arquivo pessoal, com fotos, cartas, recortes de jornais, diários e convites de exposições. Também realizou a conservação do conjunto através da higienização preventiva, identificação, acondicionamento com materiais de preservação, restauro de obras e desenvolveu reservas técnicas adaptadas visando a preservação e organização do acervo.

asas
Ações de Preservação no Instituto Suanê

Em 2023 iniciamos o programa de pesquisa, formação e difusão do acervo através da elaboração de ações, projetos de cultura, preservação do patrimônio material e imaterial relacionados ao legado da artista, Suanê; como também, da produção artística e cultural em que ela se insere.

O trabalho da artista está disponível para consulta na sede do Instituto Suanê para pesquisadores, artistas, curadores e público em geral a partir de visitas agendadas com a equipe do acervo.

asas

Missão:

  1. Preservar o trabalho da artista Lúcia Suanê, através da catalogação, organização e conservação do seu acervo artístico e documental.
  2. Pesquisar e refletir sobre a importância de sua produção e suas relações no contexto artístico brasileiro.
  3. Difundir seu legado, democratizar o acesso à cultura através da divulgação, ações de fomento e de projetos culturais relacionados ao trabalho de Suanê.
  4. Através do instituto serão promovidas ações de diálogo entre as obras da artista, sua geração e as influências desse período na produção contemporânea.

O Acervo de Lúcia Suanê é composto pelas obras de sua autoria e de outros artistas que constam em sua coleção particular, bem como seu arquivo pessoal composto por documentos produzidos por Suanê como: cadernos, agendas, projetos, textos autorais, fotografias, correspondências, catálogos, vídeos, entrevistas, objetos pessoais e materiais produzidos pelo Instituto através de pesquisas, projetos, textos curatoriais e memória oral.

Trata-se ainda de um centro de suporte à pesquisa sobre Suanê, o modernismo brasileiro e sua conexão com a arte popular, focado em oferecer alianças com pesquisadores, instituições nacionais e internacionais relevantes nessas áreas.

Para acompanhar as ações do Instituto siga-nos no Instagram @projetosuane